quarta-feira, 13 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra poliomielite visa imunizar mais de 14 milhões de crianças em todo brasil


O próximo sábado (16) é o dia D de combate à poliomielite, quando criançasmenores de 5 anos devem tomar duas gotinhas contra a paralisia infantil. O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, entre 16 de junho e 6 de julho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. A meta é imunizar mais de 14 milhões de crianças em todo país.
Queremos reforçar a importância desse dia D da campanha para o SUS, pelo que chamamos de efeito rebanho, um poder de imunização e mobilização muito grande, afirmou o ministro, Alexandre Padilha, durante o lançamento da campanha, no auditório do ministério.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão espalhados pelo país 115 mil postos de vacinação, que atenderão ao público das 9h às 17h. Além dos postos e centros de saúde, shoppings centers, rodoviárias, escolas e outros locais vão receber unidades móveis de imunização.
Multivacinação
A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, as crianças com menos de 5 anos devem voltar aos postos de saúde com o cartão  de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebe as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.
No segundo semestre faremos a campanha de reforço da imunização, em que as crianças que tiverem vacinas em atraso devem atualizar a vacinação, explicou Padilha.  O Brasil realiza a campanha desde 1980, e não registra casos da doença há 23 anos. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do ministério, Jarbas Barbosa, a implantação da campanha foi essencial para eliminar a poliomielite no Brasil e na América.
O último caso de paralisia infantil no Brasil foi registrado em 1989 e no continente americano, no Peru, em 1991. Em 1994, a Opas certificou a erradicação da pólio na região.
Fonte: Portal Planalto