segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tomar refrigerante aumenta em 78% as chances de câncer de útero, diz estudo com 25 mil mulheres durante 14 anos

De acordo com pesquisas, mulheres que tomam bebidas açucaradas têm mais de 78% de chances de desenvolver um tipo de câncer de útero. A doença atinge mulheres, em média, com 50 anos de idade, e é o quarto tipo de câncer mais comum no Reino Unido, matando mais de 2.000 mulheres todos os anos.

O estudo, que levou 14 anos para ser concluído, teve a participação de 25.000 mulheres entre 50 e 60 anos com câncer endometrial, que afeta o revestimento interno do útero.
Os participantes deram informações detalhadas sobre o que comeram e beberam. Mais de 50% das mulheres tomavam bebidas gaseificadas (refrigerantes) com açúcar. Quase 600 desenvolveram câncer de endométrio, a forma mais comum da doença, afetando gravemente o útero. No entanto, os pesquisadores não encontraram nenhum indício na versão diet (sem açúcar).

A Universidade de Minnesota disse que seus pesquisadores não podem descartar a possibilidade de que as mulheres que tomavam refrigerantes açucarados tivessem péssimos hábitos de saúde. No entanto, os cientistas acreditam que o açúcar nos refrigerantes pode ser a chave, uma vez que pode fazer as mulheres aumentarem de peso. Isto é importante porque uma mulher obesa produz muito mais estrogênio que uma magra. Este hormônio induz a proliferação de várias células.

As mulheres com sobrepeso também tendem a produzir mais insulina, um hormônio ligado à doença. De acordo com o pesquisador Dr. Maki Inoue-Choi:“A investigação tem documentado a contribuição de bebidas adoçadas com açúcar na epidemia de obesidade”.Ele prossegue: “Muito açúcar pode aumentar a ingestão total de calorias de uma pessoa e pode aumentar o risco de problemas de saúde como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer”.

O estudo, que foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, é o mais recente a levantar a ingestão de refrigerantes sobre os efeitos da saúde.

Estudos anteriores ligaram o açúcar a uma série de problemas como ataques cardíacos, diabetes, obesidade, fragilidade óssea, câncer de pâncreas e próstata, fraqueza muscular e paralisia.

No entanto, de acordo com o portal DailyMail, a indústria de refrigerantes rebatem a pesquisa e afirmam que seus produtos são responsáveis por uma pequena quantidade da ingestão diária de calorias de uma pessoa.


Fonte: JC

Começa nesta Segunda-feira (25) campanha de vacinação contra sarampo em Pernambuco

Começa nesta segunda-feira (25), em 16 cidades no Estado de Pernambuco o programa de vacinação que combaterá o sarampo nas crianças entre seis meses de vida e cinco anos de idade. O dia D da campanha será no sábado, 30, das 8h às 17h. A campanha irá até o dia 6 de dezembro.
Na ocasião será aplicada a tríplice viral, que integra o calendário básico e também protege contra rubéola e caxumba.
Recife está entre os municípios prioritários listados pelo Ministério da Saúde, juntamente com  Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana.
Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.  Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em abril de 2013, começaram os primeiros registros.
Casos - De acordo com o Ministério da Saúde os casos confirmados em Pernambuco apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro.
Essa será a segunda campanha extraordinária de vacinação contra o sarampo realizada neste ano pelo Ministério da Saúde. Entre 27 de julho e 30 de agosto, houve uma ação semelhante, voltada para 25 municípios. Algumas cidades que entraram na primeira campanha e nas quais houve boa resposta no bloqueio da transmissão não precisaram ser contempladas na segunda ação. Com informações da Folha de PE.