quinta-feira, 12 de junho de 2014

Palestra sobre hanseníase em Rio da Barra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou, nesta quarta-feira (11), uma palestra educativa na UBSF de Rio da Barra sobre Hanseníase, como parte da campanha nacional de combate à doença que tem como tema: Hanseníase tem Cura. O médico José Wilson e a enfermeira Maura Figueiredo conversaram com a população sobre a doença, forma de prevenir, diagnóstico e cura.

No próximo sábado (14), a partir das 6h, na feira livre, será realizada uma ação com orientação, distribuição de material informativo e muito forró pé de serra para animar o trabalho no ritmo dos festejos juninos.

“Nosso objetivo é conscientizar 100% da população sobre o que é a hanseníase, mostrar que a doença tem cura quando diagnosticada precocemente. Para isso, a Secretaria de Saúde, além de prover um trabalho informativo, está preparada para atender a população, quando se constatar a doença,” destacou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alaíde Menezes.

Os sintomas da hanseníase são manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações. O avanço da doença provoca o aumento do número de manchas ou do tamanho das já existentes e o comprometimento dos nervos.
O diagnóstico é feito, principalmente, na avaliação clínica, com a aplicação de testes de sensibilidade, força motora e exame de toque dos nervos dos braços, pernas e olhos, bem como exames laboratoriais como a biópsia.