segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VINDA DE MÉDICOS CUBANOS PODE ACABAR COM ABUSO DOS QUE COBRAM MUITO E DÃO POUCO NOS PSFs

As duas primeiras médicas cubanas que atuarão em Afogados da Ingazeira estiveram conhecendo a cidade, visitaram a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios e seguiram para a recepção organizada na pousada de Brotas. Elas receberam das mãos do Prefeito José Patriota cestas contendo algumas das delícias da culinária sertaneja, como rapadura preta, batida de rapadura na palha, alfenim, mel agroecológico e castanhas da cooperativa mãos crioulas, produzida pelas associações rurais de Umbuzeiro e Leitão da Carapuça.
A noite foi animada com apresentações de frevo, reisado e xaxado, pelo balé popular de Afogados, e show musical de Gustavo Pinheiro, que caprichou na interpretação de músicas de Maciel Melo, Luiz Gonzaga e outros artistas nordestinos.
As médicas ficaram impressionadas com a beleza de Afogados da Ingazeira e se emocionaram com a calorosa acolhida que tiveram em sua chegada. Com larga experiência em saúde da família e atenção básica, as médicas Mônica e Mirna já prestaram seus serviços em países da África, como Gana e Angola, e na Venezuela, na época do ex-presidente Hugo Chávez.
Nas próximas duas semanas passarão por um período de adaptação. Elas conhecerão todo o município, incluindo a zona rural, as unidades de saúde, e terão reuniões para conhecerem o mapa epidemiológico do município, as estratégias e o planejamento da Secretária Municipal de Saúde. Segundo o Secretário de Saúde, Gildázio Moura, até Novembro mais quatro médicos cubanos chegam para atender a população de Afogados da Ingazeira.
A vinda das profissionais, fruto do programa federal,  promete quebrar uma escrita que revoltava na saúde local, assim como ainda ocorre em outras cidades : o leilão de médicos para o programa e a submissão a que eram obrigados a aceitar escalas que não conseguiam cumprir o que era definido pelo programa.por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário