quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DICAS PARA TER UM PÓS-PARTO SEM MEDO DA BALANÇA

É muito comum ver em revistas, sites e programas de celebridades mães famosas que aparecem dias depois do parto com formão mesmo corpo que tinham antes de engravidar.  Diante disso, a pergunta inevitável é: esse emagrecimento rápido é saudável? 
 
O médico e cirurgião-geral Sérgio Barrichello, especialista em emagrecimento, responde de forma categórica: “as mulheres não devem se preocupar com a balança durante a amamentação”. Na verdade, após meses de expectativa e de cuidados com a gravidez, o ideal é deixar os quilos irem embora de forma natural e saudável. 
 
Amamentação como prioridade 
 
“Perder peso depois da gestação não deve ser uma meta, por mais que haja algum tipo de pressão nesse sentido. Os hormônios precisam se adequar ao novo momento do organismo”, explica Barrichello. Esse é um comportamento recomendado, pois as alterações físicas e psicológicas pelas quais a mulher passa, além da mudança de rotina, são muito grandes.
 
“A atividade endócrina da nova mamãe é extremamente diferente. Apenas no sexto mês pós-parto é que a perda de peso pode ser uma preocupação efetiva, quando a criança não está mais em aleitamento exclusivo e as condições hormonais começam a se estabilizar”, esclarece o especialista.
 
Essas observações são reforçadas pela nutricionista Liliam Teixeira Francisco. Em sua opinião, uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental para a produção adequada de leite materno. 
 
“Estudos mostram que perdemos cerca de 700 calorias por dia apenas com a amamentação, o que ajuda no emagrecimento. Mas isso dá fome! Assim, é preciso fazer boas escolhas. Alimentos integrais e ricos em vitaminas e nutrientes são prioridade, ao passo que gorduras, frituras, doces, temperos prontos e embutidos (ricos em sódio) devem ser deixados de lado, por mais tentadores que sejam”, completa.
 
Mãe saudável e consciente
 
Isabelle Favarin, mãe de Artur, de quatro meses, conta que sempre se preocupou com a possibilidade de ganhar peso devido à gravidez e ter dificuldade para perder os quilinhos a mais depois do parto. Por isso, procurou uma nutricionista quando soube que estava esperando um bebê.
 
“A minha intenção sempre foi recuperar a forma com hábitos alimentares saudáveis e sem comprometer a saúde. Aprendi a importância de comer frutas, verduras, legumes e fibras, bem como de beber muita água e nunca ficar mais do que três horas sem me alimentar”, conta.
 
Dos 15 kg que Isabelle engordou, cerca de 11 kg foram perdidos em quatro meses sem necessidade de dieta. “E não pretendo fazer regime enquanto estiver amamentando. Além de caminhar, procuro me alimentar de maneira saudável, ingerir líquidos e evitar alimentos que possam prejudicar o bebê”, diz.
 
Sem neuras 
 
O segredo é ter paciência. Pode ser complicado encarar o espelho e deixar a ansiedade de lado. No entanto, tenha em mente que dietas restritivas e exercícios físicos pesados menos de seis meses após o parto podem comprometer o aleitamento.
 
Veja agora algumas dicas para você aproveitar essa fase especial do pós-parto com saúde e equilíbrio:
 
  • Retome as atividades físicas progressivamente e com orientação, se possível, de um educador físico. Caminhadas mais longas, por exemplo, são bem-vindas.
  • Passeie com o bebê. Usar o “canguru” ou o sling fortalece a musculatura das costas e de outras partes do corpo. Andar empurrando o carrinho também é uma boa forma de gastar calorias, além de ser uma diversão para o pequeno. 
  • Se você se sentir infeliz toda vez que se pesar, busque o apoio da família e dos amigos. Um psicólogo pode ajudar no entendimento de algumas situações ou na resolução de conflitos que você possa ter.
  • A maioria dos procedimentos estéticos não é indicada durante a amamentação, em especial as cirurgias plásticas.
  • Quem emagrece rápido demais e sem a orientação adequada tem propensão a recuperar o peso também em pouco tempo.  Por isso, procure um especialista e trace um plano gradativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário